SOBRE O CURSO:
Em um país que figura entre os que mais registram acidentes de trabalho no mundo, a contratação do técnico de segurança do trabalho é obrigatória para algumas empresas, de acordo com o risco da atividade exercida e a quantidade de funcionários. Porém, as organizações têm buscado esse profissional não apenas para cumprir as exigências legais, mas também para demonstrar sua preocupação com atuação cidadã e socialmente responsável, investindo na saúde, segurança e qualidade de vida de seus colaboradores.
Independentemente do segmento da empresa em que o profissional irá desempenhar suas atividades, o técnico em segurança do trabalho atua em prol da melhoria contínua das condições de trabalho e do desenvolvimento de atitudes conscientes e seguras nas equipes. Ao gerenciar e reduzir os níveis de risco e proporcionar proteção aos trabalhadores, contribui para o aumento da produtividade e da competitividade das organizações.
Para isso, o técnico em segurança do trabalho realiza projetos de educação para prevenção de risco à saúde e à segurança, controle de perdas humanas e de perdas por danos à propriedade e ao meio ambiente. Ele faz inspeções de segurança, investiga acidentes de trabalho, emite relatórios e promove treinamentos para o uso adequado de Equipamentos de Proteção Individual (EPIs), além de instalar, orientar e treinar a Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA).