O varejo é uma das atividades econômicas mais antigas de nossa sociedade e de extrema importância para a economia de qualquer país capitalista. A compra, venda e troca de mercadorias acontece desde a pré-história e passa constantemente por transformações.
Nosso sistema econômico depende do comércio varejista, que enfrenta uma concorrência cada vez maior. Para se manter competitivo no mercado e melhorar sua rentabilidade, o comércio passou a buscar profissionais especializados neste tipo de atividade.
O gestor de varejo é um destes profissionais. Ele possui uma formação voltada para a gestão de transações comerciais com o foco em vendas e relacionamento com clientes.
O Brasil é um país com cerca de 50 milhões de empreendedores. Desse número, boa parte dos empreendedores possuem pontos de vendas, lojas físicas do setor de varejo ou serviços.
Por isso, é importante que os donos de empreendimentos tenham conhecimento ou alguém responsável pelo gerenciamento de lojas, no que se refere a gestão de estoque, controle financeiro, gestão comercial, marketing e gestão de pessoas